Há 12 anos que numa tarde de domingo de Agosto, milhares de pessoas se juntavam de mãos dadas em torno da baía de S. Martinho para alertar para a importância da despoluição e do equilíbrio ambiental daquela que é conhecida como a “concha azul”. Este ano, precisamente quando ao fim de mais de uma década a praia recuperou a Bandeira Azul, a falta de apoios ditou o fim do “Abraço à Baía”.
Manuel Valle Domingues, da Associação Verão de São Martinho, explica que devido à contenção orçamental a empresa Águas do Oeste não se viu impedida de patrocinar o evento, como fazia há 12 anos, nomeadamente com oferta de uma t-shirt aos participantes. Além disso, de há uns anos a esta parte, com a entrada em funcionamento da nova estação de Tratamento de Águas Residuais e a despoluição da baía, “o abraço era sobretudo de agradecimento”, dado que os problemas que motivaram o alerta em 1999 estavam resolvidos. “Não havia condições e decidiu-se que este ano não haveria abraço”, aponta o responsável.
Outra das iniciativas que se mantinha desde 1999 e que este ano também não se irá realizar é o tradicional “Baile de Chitas”. Com a passagem do baile do Hotel do Parque para a zona junto ao Parque de Campismo, a capacidade de participantes do baile tinha já descido de 3.500 para 1.500 pessoas, o que pôs em causa a sustentatibilidade do evento. “Nos últimos anos o apoio da Câmara de Alcobaça era fundamental para que o baile se realizasse”, diz Manuel Valle Domingues, apontando que a autarquia ajudava não só com as tendas, o palco e outras questões logísticas, mas também disponibilizava um apoio financeiro, o que se tornou impossível dada a actual conjuntura. “A impossibilidade deste apoio torna inviável o Baile de Chitas”, lamenta. A hipótese do evento social se realizar com privados ainda chegou a ser ponderada, mas acabou por não se concretizar.
À falta do abraço e do baile de chitas, o programa compõe-se sobretudo com diversas provas desportivas, entre regatas, estafetas, um torneio de ténis ou o já tradicional passeio de bicicletas entre São Martinho e Alcobaça. A travessia da baía a nado, já na 4ª edição, momentos de animação musical e de tertúlia e uma exposição que recupera imagens de outros tempos da estância balnear conhecida por “bidé das Marquesas” são outras iniciativas a decorrerem neste mês de Agosto, altura em que a vila recebe muita gente de fora. Manuel Valle Domingues realça as “Conversas em roda livre”, que se realizam nos dias 16 e 25 e que vão pôr alguns habitués de São Martinho a falarem sobre a vila no verão e no Inverno.
A programação, da responsabilidade da Associação Verão de São Martinho, conta com o apoio do Município de Alcobaça, e é marcada pelo 25º aniversário do Clube Náutico de São Martinho do Porto, que organiza muitas das provas náuticas. O aniversário dá o mote à Regata Tradicional que decorre este domingo, 7 de Agosto. À noite, a Praça Frederico Ulrich acolhe um concerto do fadista Rodrigo.
Joana Fialho
jfialho@gazetacaldas.com
Programa de animação
7 Agosto – Regata Tradicional, 15h00 – 25º Aniversário do Clube Náutico
7 Agosto, 22h00 – Noite de Fado: Rodrigo
Local: Praça Frederico Ulrich
13 Agosto, 15h00 – 4ª Travessia da Baía a Nado
14 Agosto, 20h00 – Jantar do Porco – 25º Aniversário do Clube Náutico
15 Agosto – Regata Tradicional, 15h00
15 a 21 Agosto – Torneio de Ténis
16 Agosto, 22h00 – Conversas em Roda Livre (1ª Parte)
Local: Salão Paroquial de São Martinho do Porto
17 Agosto, 22h00 – Noite dos Clássicos
Local: Igreja Paroquial
19 Agosto, 10h00 – Passeio de Bicicletas
Partida: São Martinho do Porto
Chegada: Your Hotel Spa – Fervença
20 Agosto, 15h00 – Regata de Botes Tradicionais a Remos
21 Agosto – Regata Windsurf , 15h00
22 a 28 Agosto – 2ª Exposição de Postais antigos de São Martinho
Local: Salão de Festas dos Bombeiros Voluntários SMP
24 Agosto, 22h00 – Histórias da Guitarra Portuguesa
Local: Igreja Paroquial SMP
25 Agosto, 22h00 – Conversas em Roda Livre (2ª Parte)
27 Agosto – Regata Encerramento, 15h00
19h00 – Missa Campal
28 Agosto – Estafeta Optimista, 15h00
São Martinho perde abraço à baía no ano em que ganha Bandeira Azul
Publicada por
S. Martinho do Porto para Caldas da Rainha
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
0 comentários:
Enviar um comentário